PATROCÍNIO

 

PESQUISANDO

PARATY

Caminho do Ouro

Estrada Real é o nome dado aos importantes caminhos utilizados entre as regiões mineradoras de Minas Gerais e a corte no Rio de Janeiro, na época do Brasil colonial.

Era a estrada oficial para o transporte de produtos, pessoas e animais e, assim era possível executar a cobrança de impostos. Todos estes “caminhos” foram responsáveis pelo desenvolvimento do triangulo, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O Caminho do Ouro é conhecido historicamente como Caminho Velho que ligava Ouro Preto a Paraty. Foi aberto pelos Bandeirantes de São Paulo próximo ao ano de 1630. Os bandeirantes estavam em busca de ouro e pedras preciosas. Após a descoberta do ouro em Vila Rica(Ouro Preto) começam então, a ser formadas, as grandes caravanas de mulas. Estas podiam chegar a três mil animais, acompanhados de muitos soldados e cães de guarda.  Muitas vezes a viagem até Paraty podia durar mais de 75 dias, nos seus mil e duzentos quilômetros de extensão. Uma viagem muito dura, com muitos perigos, onde alguns tropeiros, escravos e animais, tombavam frente às mordidas de insetos, cobras, doenças tropicais e acidentes.

Nos dias de hoje uma parte deste caminho continua conservada. São dois quilômetros e meio de extensão em meio à rica Mata Atlântica. Agora não é mais o ouro que atrai, e sim, uma outra espécie de preciosidade, a da beleza natural. É nos pequenos detalhes da fauna e flora que é possível vislumbrar o “ouro” da atualidade.

Os grupos são guiados por especialistas com licença da Embratur e no centro de Paraty várias operadoras

ROTEIROS  TURÍSTICOS - TUDOBEMAQUI.COM

 

realizam o serviço. Um dos guias mais conhecidos é Oscar Mendes que se dedica ao Caminho do Ouro a cerca de seis anos, mas como guia, já trabalha a mais de 20 anos.

Ele explica: “Nosso trabalho com o Caminho do Ouro segue um rumo de desenvolvimento sustentável. Estamos envolvidos de alma e coração, queremos difundir esta riqueza. Vários turistas estrangeiros e outros de varias partes do Brasil, quando tem a oportunidade de conhecer esta maravilha, ficam deslumbrados. A riqueza agora no caminho é outra, é a fauna e a flora da Mata Atlântica, além é claro, da oportunidade de vivenciar um pouco da historia colonial do Brasil”.

Ao final da caminhada é possível conhecer duas belas cachoeiras a do Tobogã e outra denominada de Tarzan. Também existem; um bar com deliciosos pasteis, um restaurante que serve uma galinha caipira fantástica e um engenho produtor de cachaça, com selo de qualidade.

Não perca tempo, Paraty une o melhor de dois mundos, o mar e a montanha. Então não deixe de aproveitar esta oportunidade, saia da praia e venha caminhar no Caminho do Ouro.

Feche a caminhada, vamos dizer assim; com “chave de ouro”! - com um mergulho  nas cachoeiras para energizar. Depois... bem... vai da inspiração de cada um!

Boa luz e até nosso próximo roteiro turístico do “tudobemaqui.com”

 

Texto e fotos: Sérgio Pinheiro/tudobemaqui.com

      
Anterior- Próximo